Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Genilton Francisco de Paula - PSD
  • Vereadores
    7° LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    Genilton Francisco de Paula
Próxima Sessão

18ª Sessão Ordinária

02/12/2019

20:00:00

Data: 11/11/2019 Hora: 10:17:08
LICITAÇÃO - PREGÃO - ENERGIA FOTOVOLTAICA

SEGUE EM ANEXO O EDITAL DE LICITAÇÃO 002/2019 - AQUISIÇÃO DE SISTEMA ENERGIA SOLAR.

A Câmara Municipal de Rosana publica o Edital de Licitação do Pregão 002/2019 para aquisição de um Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica.

Em Sessão Realizada no dia 06 de Novembro, o presidente do legislativo, GENILTON FRANCISCO DE PAULA (Negão do Lavador), apresentou uma RESOLUÇÃO para aquisição de um sistema de energia solar fotovoltaica (produzida a partir da luz solar) para a Câmara Municipal de Rosana, que foi aprovada por UNANIMIDADE pelos Vereadores desta EDILIDADE.

A iniciativa, segundo o presidente, tem como objetivo principal, contribuir para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de gerar economia aos cofres públicos.

"A energia solar é uma fonte inesgotável de energia renovável. A Câmara de Rosana será uma das pioneiras no Brasil e no Estado de São Paulo na instalação de sistema de energia solar. Vamos ter, com a instalação de aproximadamente de 60 a 70 placas, energia 100% limpa, sustentável e com 100% de eficiência, além da redução na conta de energia e possibilidade de créditos na conta de luz da Câmara", anunciou o presidente.

O uso de fontes renováveis é essencial para a sustentabilidade do planeta. Na Câmara de Rosana, o meio ambiente é prioridade na gestão do presidente Genilton.

BENEFÍCIOS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia fotovoltaica é renovável e sustentável, pois a radiação solar é um fenômeno natural não poluente e tem a grande vantagem de ser inesgotável. A fabricação dos equipamentos e materiais necessários para a montagem do sistema, incluindo os painéis solares, é feita por processos industriais controlados, que não poluem o meio ambiente. Por não existirem motores ou partes em movimento mecânico no sistema, também não há poluição sonora. É, portanto, um processo de geração de eletricidade enquadrado como sustentável.

O sistema fotovoltaico permite adição de mais painéis solares quando for necessária a ampliação da geração elétrica e requer baixa manutenção. Os equipamentos e componentes do sistema são de tecnologia simples, por isso a necessidade de manutenção é mínima. A duração, em termos de vida útil dos componentes, é longa. A fabricação das células fotovoltaicas e dos módulos ou placas é de tecnologia mais sofisticada, principalmente a célula, devido à produção do silício (hoje o mais usado) com as características adequadas. Só os países que detêm a tecnologia de fabricação das células são os fornecedores mundiais.

Arquivos para Dowload

Edital Pregão 002.2019.pdf
Data: 11-11-2019 10:17:08