SEGUE EM ANEXO O EDITAL DE LICITAÇÃO 002/2019 - AQUISIÇÃO DE SISTEMA ENERGIA SOLAR.
A Câmara Municipal de Rosana publica o Edital de Licitação do Pregão 002/2019 para aquisição de um Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica.
Em Sessão Realizada no dia 06 de Novembro, o presidente do legislativo, GENILTON FRANCISCO DE PAULA (Negão do Lavador), apresentou uma RESOLUÇÃO para aquisição de um sistema de energia solar fotovoltaica (produzida a partir da luz solar) para a Câmara Municipal de Rosana, que foi aprovada por UNANIMIDADE pelos Vereadores desta EDILIDADE.
A iniciativa, segundo o presidente, tem como objetivo principal, contribuir para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de gerar economia aos cofres públicos.
"A energia solar é uma fonte inesgotável de energia renovável. A Câmara de Rosana será uma das pioneiras no Brasil e no Estado de São Paulo na instalação de sistema de energia solar. Vamos ter, com a instalação de aproximadamente de 60 a 70 placas, energia 100% limpa, sustentável e com 100% de eficiência, além da redução na conta de energia e possibilidade de créditos na conta de luz da Câmara", anunciou o presidente.
O uso de fontes renováveis é essencial para a sustentabilidade do planeta. Na Câmara de Rosana, o meio ambiente é prioridade na gestão do presidente Genilton.
BENEFÍCIOS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA
A energia fotovoltaica é renovável e sustentável, pois a radiação solar é um fenômeno natural não poluente e tem a grande vantagem de ser inesgotável. A fabricação dos equipamentos e materiais necessários para a montagem do sistema, incluindo os painéis solares, é feita por processos industriais controlados, que não poluem o meio ambiente. Por não existirem motores ou partes em movimento mecânico no sistema, também não há poluição sonora. É, portanto, um processo de geração de eletricidade enquadrado como sustentável.
O sistema fotovoltaico permite adição de mais painéis solares quando for necessária a ampliação da geração elétrica e requer baixa manutenção. Os equipamentos e componentes do sistema são de tecnologia simples, por isso a necessidade de manutenção é mínima. A duração, em termos de vida útil dos componentes, é longa. A fabricação das células fotovoltaicas e dos módulos ou placas é de tecnologia mais sofisticada, principalmente a célula, devido à produção do silício (hoje o mais usado) com as características adequadas. Só os países que detêm a tecnologia de fabricação das células são os fornecedores mundiais.
Edital Pregão 002.2019.pdf |